RESUMO

RESUMO

O objetivo da pesquisa é refletir sobre a realidade da utilização do cinema como recurso didático da língua portuguesa pelos professores através de estudos teóricos sobre autores cinematográficos, didáticos e uma pesquisa de campo qualitativa com um questionário de dez questões, aplicados em escolas públicas, entrevistando vinte e um professores da língua portuguesa para detectar se essa prática reflete como uma ferramenta didática ou apenas o escapismo das aulas sistematizadas. Analisou-se o cinema como um mundo real e utópico que amplia a mente e os sentimentos com sua linguagem universal que reconstrói os saberes na mediação professor-aluno-aprendizagem. Espera-se que essa pesquisa corrobore com as práticas docentes demonstrando a riqueza indefinida que há no cinema e suas histórias, sejam pelas cinebiografias, textos, contextos históricos, pelas facilidades em explorar temas transversais, a linguagem simbólica, a semântica, a fotografia, a música, a época em que foi lançado, enfim, o quanto o cinema constrói sua história e da humanidade, porém, é indispensável o professor e seu conhecimento universal, para com responsabilidade, compartilhar com os conteúdos sistematizados e instigar, despertar nos alunos maior interesse, reconstruindo os conhecimentos discentes. A utilização do cinema desenvolve a estética, a crítica, o cidadão que irá buscar o melhor para sua vida e de sua sociedade, o melhor para seu estado e seu país e, assim, o melhor para o mundo.



Palavras chaves: 1. Didática; 2. Cinema; 3.Língua Portuguesa